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7 dicas para gerenciar seus contatos

Estudo diz que 150 é o número máximo de amigos que conseguimos administrar. Em redes sociais e no MSN você deve ter muito mais contatos, portanto, conheça algumas dicas para gerenciar melhor todos eles.

A popularização das redes sociais trouxe consigo uma enxurrada de contatos para todo mundo. Alguns dizem que esses relacionamentos são superficiais. Outros falam que redes como o Orkut e o MSN encurtam distâncias.

Independente de quem estiver certo, o fato é que não é nada difícil de encontrar pessoas com centenas de contatos diferentes, tanto no Orkut, quanto no MSN. O Twitter, que cada vez mais cai nas graças dos internautas, também é outro aglomerador de contatos.

Mas será que ao manter contato com tanta gente você realmente consegue se relacionar com elas?

150 amigos é o limite do cérebro

Nos anos de 1990 o cientista e professor de antropologia evolucionária britânico Robin Dunbar desenvolveu um estudo com base em ancestrais humanos e em diversos grupos que já habitaram a Terra, e concluiu que 150 é o número máximo de relações sociais estáveis que o cérebro humano é capaz de gerenciar. Isso se deve ao aspecto pouco desenvolvido de nosso neocórtex cerebral.

Em pesquisa recente realizada na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, o mesmo antropólogo afirmou que o surgimento de redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, etc.) não aumentou essa capacidade, ou seja, tanto no real quanto no virtual, o máximo de relações estáveis que temos habilidade para administrar é 150.
7 dicas para gerenciar melhor seus contatos

Então, visto que os pesquisadores apontam 150 como o limite de relações sociais que o cérebro suporta, que tal algumas dicas para administrar melhor as centenas de contatos que você tem em redes sociais e no MSN? Aí vão elas!

1º) Classifique amigos do Orkut

O Orkut é a grande provação de pesquisas como as levadas a cabo por Dunbar, afinal, são milhões de usuários interagindo em comunidades, o que acaba gerando mais e mais contatos para todos.

O próprio serviço possui uma ferramenta bastante útil que permite aos usuários classificar seus amigos em grupos (trabalho, escola, família, etc.). Para acessar, vá até a seção para gerenciamento de amigos em sua página e então verifique no canto superior direito da tela a opção para criar e configurar grupos.

Feito isso, ainda na página de gerenciamento de amigos, marque todos que deseja reunir em um grupo e vá até o menu em cascata onde se encontra o termo “ações”. Lá, selecione para qual grupo deseja enviar os contatos selecionados e, pronto, seus amigos no Orkut estão melhor organizados agora.

2º) Apague fakes

O Orkut é a praia favorita de perfis falsos. Seja de artistas famosos, finados, celebridades de segunda linha, personagens de filmes ou desenhos animados, existe um monte deles em toda a rede. Se você quer deixar tudo mais organizado, pode optar por uma das seguintes alternativas: organize todos os fakes em um grupo único ou então delete-os de seu Orkut.

3º) Apague gente que você não conhece

Se você costuma escrever em muitas comunidades ou é dono delas, é provável que seu perfil seja bastante popular no Orkut. Sendo popular, muitos vão adicionar você sem nenhum motivo além de ser seu amigo na rede.

Além disso, existem desconhecidos que adicionam e nunca falam com você. Vamos organizar melhor as coisas fazendo uma limpa e eliminando desconhecidos que nunca fazem contato produtivo de nossa lista de contatos no Orkut.

4º) Não adicione qualquer um

Além de limpar sua rede, que tal parar de aceitar todo e qualquer convite? Se a intenção é tornar as coisas melhor organizadas, é bom que tenhamos como contato somente gente que realmente faça sentido, afinal, uma grande quantidade de amigos não vai trazer nada além de mais complicação na hora de organizar tudo.

5º) Categorize contatos do MSN

O MSN – ou Windows Live Messenger – é outro lugar que se não cuidamos, vira uma bagunça. Tem gente que possui muito mais que 150 contatos ali e, bem, não deve ser muito produtivo deixar todo mundo no mesmo balaio. O mensageiro mais popular do mundo possui um recurso bastante interessante para esse caso: categorias de contatos.

Para criar uma categoria (antigamente chamada de “grupos”), siga o caminho Contatos > Criar uma categoria. Na nova janela que se abre você insere o nome da categoria e basta um clique sobre contatos para adicioná-lo ou removê-los da lista.

6º) Renomeie contatos do MSN

Uma das diferenças do MSN para o ICQ, seu antecessor no posto de mensageiro mais usado no mundo, é a facilidade com que os usuários alteram seu nome de exibição (o nick). Isso permite que as pessoas coloquem ali seu nome, uma frase de música, um pensamento ou até mesmo um amontoado de caracteres que mais parecem hieróglifos.

Para esse caso o programa da Microsoft também possui uma solução prática e rápida: renomeio de contatos. Clique com o botão direito do mouse sobre um contato, selecione a opção “Adicionar um apelido” e defina qual será o nome de exibição daquele usuário dali em diante. Obviamente a modificação só é visível por você.

7º) Crie listas no Twitter

A última dica de hoje é para o Twitter, o caçula das redes citadas no texto. Recentemente o serviço criado por Jack Dorsey em 2006 adotou um sistema que permite a criação de listas. Nelas, você organiza todas as pessoas que segue, facilitando assim a organização por assunto e locais aos quais pertencem cada uma (algo quase igual aos grupos do Orkut e categorias do MSN).

O processo é simples: na aba lateral do Twitter você encontra a opção “New list”. Clicando sobre ela surge uma nova janela, na qual você configura a nova lista. Insira um nome e uma breve descrição para, posteriormente, adicionar quantos contatos desejar a cada lista.

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