• RSS
  • Delicious
  • Flickr
  • Facebook
  • Google Buzz
  • Twitter
  • LikedIn
  • Picasa
  • Yahoo!
  • You Tube

Thunderbolt - O fim da conexão USB



Na década de 80 e inicio 90 era muito difícil para algumas pessoas conectarem componentes em seus micros, pois o mesmo deveriam ser abertos e esses novos componentes plugados no emaranhado de encaixes e cabos internos do PC devido a essas dificuldades as empresas de tecnologia resolveram desenvolver um padrão único, onde no qual seria apenas “plugar e usar” sem ter que desligar o micro ou mesmo abri-lo.
Então em novembro de 1994 esse padrão foi criado e chamado de USB (Universal Serial Bus) o mesmo foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais se destacam: Microsoft, Apple, Hewlett-Packard (HP), NEC, Intel, Agere e Compaq

Com o passar dos anos essa conexão foi evoluindo e ganhando velocidade na transmissão de dados, mas hoje já aparece no mercado uma nova conexão que a ameaça a boa e velha USB onde plugamos nossos equipamentos como: Webcam, pendrives, maquinas digitais , teclado, mouse e etc.
Então que nova conexão é essa?

Apresento-lhe THUNDERBOLT
Esta tecnologia já vem sendo desenvolvida desde 2009 pela Intel, onde este projeto tem a pretensão de dobrar a velocidade das atuais conexões USB 3.0
Este projeto também permitirá que os sistemas de multitarefas como Windows, Linux, Mac Os e etc.  atinjam um novo ápice.
Já se deparou transferindo um arquivo muito grande para o pendrive e o mesmo levou um bom tempo? Isso normalmente devido a limitação da versão da sua conexão USB.

Pela escala abaixo dá pra ver a diferença e performance entre cada conexão:


USB 2.0 = 480 Mbps (USB mais comum)

Firewire = 800 Mbps (Entrada que não pegou muito, mas tem bom desempenho)
Express card = 2,5 Gbps ((2.500Mbps) Uma espécie de cartãozinho comumente usado em Nobooks)
USB 3.0 = 5 Gbps ((5.000Mbps) Uma USB turbinada - um pouco rara)
Thunderbolt = 10 Gbps ((10.000 Mbps) o futuro a nossa frente)

Percebeu a diferença? E aê? ainda quer ficar com sua conexão USB 2.0, onde você vai ter que ficar esperando um tempinho até conseguir transferir todos os dados grandes.

Caso queria saber mais comentem e vamos discutir!
A sua opinião é fundamental!

Abraços a todos!

1 comentários:

MAIS UMA PRA INDUSTRIA GANHAR DINHEIRO ! DO QUE ADIANTA 10 GBPS SE OS PROPRIOS CIRCUITOS DOS DISPOSITIVOS COMO PENDRIVES NAO CONSEGUEM ATINGIR A VELOCIDADE MAXIMA DE TRANSFERENCIA DA PORTA PARA QUAL FORAM PROJETADOS .

Postar um comentário

Pessoas que recomendam este blog:

 

Que rede social você mais utiliza?

Seguidores

Quem curtiu o blog

Estatísticas

Copyright 2010 Prof. Ricardo Almeida - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Kdim Almeida