• RSS
  • Delicious
  • Flickr
  • Facebook
  • Google Buzz
  • Twitter
  • LikedIn
  • Picasa
  • Yahoo!
  • You Tube

Qual antivírus devo escolher?

Qual é o antivírus que devo usar em meu computar?

Esta pergunta é muito comum hoje em dia, pois no mercado existem vários e vários antivírus, então é natural as pessoas terem essa dúvida. Portanto resolvi criar essa matéria para tirar essa dúvida tão comum entre os usuários básicos.

A escolha do antivírus na verdade é meio que pessoal, já que há uma diversidade de softwares para serem baixados gratuitamente ou comprados.

Todos sabemos também que o que pode ser bom para mim pode não ser tão bom para você. Então o que devemos fazer na verdade é analisar os seguintes itens:

Se o software é:

Gratuito/Pago: Existem softwares antivírus gratuitos tão bons quanto os pagos no mercado, porem há também algumas desvantagens como a abertura de janelas de propagandas ou uma a lista definição menor que o da versão paga.Os antivírus gratuitos normalmente costumam não ter recursos avançados, portanto se você conhece muito sobre vírus ou uma empresa precise de um nível de segurança maior que o normal um software gratuito pode não ser a melhor opção.
Já o preço dos pagos variam de R$ 49,00 a R$ 150,00 pelo período de 1 ano, onde após este período a licença deve ser renovada para fazer com  que o antivírus continue fazendo a varredura de forma correta, atualização completa e tenha seus principais recursos habilitados.


Definição de vírus: A lista de definição de vírus é um banco de dados com os nomes dos vírus que ele é capaz de localizar e eliminar portanto é um dos itens mais importantes a serem avaliados em um antivírus. Então quanto maior o número de vírus nesta lista será mais fácil o seu antivírus localizar e remover uma ameaça ao seu PC.

Velocidade: Em relação à velocidade uns são mais lentos outros mais rápidos, portanto dê prioridade aos que scaneem com mais velocidade sem perder o desempenho de detecção. Ele tem que ser rápido e pegar o maior número de vírus possível.

Uso da memória: Alguns softwares tendem a ocupar muito espaço na memória Ram fazendo então com que o seu computador fique mais lento e prejudique assim suas outras tarefas. Então descarte esse tipo de antivírus! Agora caso o seu computador possua muita memória sobrando faça um bom proveito!

Compatibilidade com outros softwares: Este item também é fundamental, pois no mercado existem antivírus que uma vez instalado ele acaba achando que um programa que você tenha na sua máquina possa ser um vírus e fica emitindo mensagem dizendo que o seu computador está infectado onde na verdade não tem nada é apenas a incompatibilidade entre o antivírus e o programa instalado em seu PC.

Tempo em dias entre atualizações: A atualização deve ser o mais rápido possível. Os melhores antivírus do mercado têm sua atualização diária.

Instalação e desinstalação fácil: Para os usuários iniciantes em informática a instalação e remoção do programa devem ser de fundamental importância. Programas com o um grau de instalação complexa normalmente também são difíceis de usar e configurar.

Interface gráfica intuitiva: O programa que não seja intuitivo é mais chato de mexer e acabamos não encontrando de forma fácil as coisas que procuramos tornando assim uma simples tarefa de scanear em um tormento.

Idioma: Para quem fala mais um idioma não há problema algum um se o software está em inglês, espanhol, francês ou outro idioma, mas para que só sabe o português aí o negocio é diferente. Já abriu um programa todo em inglês e se perguntou: "por onde eu começo?" hahaha... Isso é normal para a maioria dos brasileiros, pois no mercado a boa parte dos softwares disponíveis estão em inglês já que a mesma é a língua dos negócios e da tecnologia. Aconselho a você aprender um pouco de inglês, mas caso não tenha tempo para isso opte por programas no seu idioma nativo.

Então olhando para esses requisitos devemos analisar e observar se o antivírus tem o maior número possível de itens favoráveis.

No mercados você pode encontra o seguintes antivirus:

Nome Licença Tamanho
Avast Gratuito 51,60MB
AVG Gratuito 4,53MB
Avira Gratuito  47,48MB
Kapesky Pago  36,90MB
Mcafee virus scan Pago
NOD32 Pago  45,50MB
Norton Pago  73,30MB
Panda Pago  68,30MB
Pc Cillin Pago  30,60MB


Agora me dê a sua opnião sobre o seu antivirus!   
   
Em uma proxima oportunidade irei comentar sobre spywares, malwares, span, keylloger e screenlloger!
   
Abraços

2 comentários:

Qualquer um menos o Psafe! Porcaria de antivírus. Não serve para nada a não ser detonar o PC. Para quem está tentando se livrar dele, segue um passo-a-passo bacana: https://limpandopc.blogspot.com

Eu já acho o Psafe o melhor que eu testei! Foi o mais fácil de usar e o único que fica na nuvem e faz o pc ficar mais leve..aprovei..

Postar um comentário

Pessoas que recomendam este blog:

 

Que rede social você mais utiliza?

Seguidores

Quem curtiu o blog

Estatísticas

Copyright 2010 Prof. Ricardo Almeida - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Kdim Almeida